quarta-feira, 20 de julho de 2016

Mondrian e o grupo De Stijl

Bart van der Leck



O grupo De Stijl (O Estilo) se formou com a publicação da revista homônima na Holanda em 1917. A revista expressava as teorias do artista multifacetado e poeta Theo Van Doesburg (1883-1931) e do pintor Piet Mondrian (1972-1944), que procuravam criar um fórum para arquitetos, designers e pintores que compartilhavam de uma estética abstrata semelhante.


Essa sensibilidade comum derivava de várias fontes, dentre as quais a arquitetura modernista de Frank Lloyd Wright (1867-1959), cujos influentes projetos haviam sido exibidos em uma mostra itinerante em 1910, e das superfícies planas e finas linhas pretas dos vitrais decorativos.


O De Stijl também incorporava ideias dos escritos socialistas filosóficos e utópicos e da tendência contemporânea de uma pintura não representativa. Era um grupo livre de artistas que não chegaram a conhecer um ao outro.
Piet Mondrian

O termo "Neoplasticismo" é inseparável do De Stijl, pois definia a abordagem do grupo, segundo a qual a coloração estava limitada às três cores primárias acrescidas do preto, branco e cinza, e os elementos composicionais se limitavam a linhas horizontais e verticais, bem como superfícies retangulares. Além disso, equilíbrio e harmonia - a essência do design De Stijl - não deveriam recorre à simetria. Essa regras nem sempre eram respeitadas, mas os elementos posicionais definiram um estilo que prosseguiu até muito tempo depois da saída de Mondrian do grupo em 1923.


Estilização De Stijl

Referência

FARTHING, Stephen. Tudo sobre a arte. Editora Sextante, 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário