sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Barroco

Estudos sobre o Barroco



O Barroco

A Paz, Peter Paul Rubens
A Lição de Anatomia do Doutor Tulp -  1632, Rembrandt
VELÁZQUES, Diego. As meninas, 1656-57. Óleo sobre tela, 318x276 cm. Museu do prado. Madrid/Espanha.

A ceia em Emaús, Caravaggio  (1601)
Judite e Holofernes, Caravaggio


  • Na arte religiosa, procurou aprisionar o crente pelos sentidos – visual, auditivo, olfativo – de forma a provocar emoção, afetividade e misticismo.
  • Definiu uma arte nova e original em termos de linguagem decorativa, mais fantasista, mais imaginativa, mais cénica, mais ao gosto pessoal dos seus criadores.
  • Foi uma arte que se aliou ao poder: dos reis e da Igreja.




Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
Da vossa piedade me despido,
Porque quanto mais tenho delinqüido,
Vós tenho a perdoar mais empenhado.

Se basta a vos irar tanto um pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido,
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma ovelha perdida, e já cobrada
Gloria tal, e prazer tão repentino
vos deu, como afirmais na Sacra História:

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada
Cobrai-a, e não queirais, Pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória




Inconstância das coisas do mundo!

Nasce o Sol e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tritezas e alegria.

Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz falta a firmesa,
Na formosura não se dê constancia,
E na alegria sinta-se a triteza,

Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza.
A firmeza somente na incostância.



Barroco nas artes e na literatura:
  • Barroco - arte seiscentista - pérola de forma irregular.
  • Pessimismo
  • Desequilíbrio entre razão e emoção
  • Dualidade: contradição
  • Tendência à ilusão (fuga à realidade objetiva, subjetividade)
  • Tendência à alusão (descrição indireta) 

Meu jardim da vida ressecou, morreu, no pé que brotou Maria nem margarida nasceu. (Metáfora)
Vida e morte são temas recorrentes na literatura. (Antítese)
A vida é o primeiro passo no caminho para a morte. (Paradoxo)
Morreria mil vezes se fosse necessário para lhe fazer feliz. (Hipérbole)
Ouviram do império os soldados o sussurro do bruxo. (Hipérbato)

Tendências do Barroco literário
  • Cultismo: poeta espanhol Dom Luís Góngora (Gongorismo) – Grande influência na obra de Gregório de Matos.
    Hipertrofia da sonoridade e imagens da obra literária.
    Predomínio das metáforas, sinestesias, aliterações, hipérbatos, antíteses, trocadilhos, neologismos.
    Descritivismo rebuscado, rico e tortuoso.
    Às vezes, chega a obra literária ao hermetismo.  
  • Conceptismo: D. Francisco Quevedo é o mais representativo. Grande influência na obra de Padre Vieira
    Hipertrofia da dimensão conceitual da obra literária, mais razão e menos exploração dos sentidos.
    Raciocínios engenhosos, jogo intelectual de paradoxos e sutilezas lógicas.

    Cultismo é descritivoConceptismo é analítico.
    Cultismo é jogo de palavrasConceptismo é jogo de ideias.







Dos Desenganos da Vida Humana

É a vaidade, Fábio, nesta vida (01)
Rosa, que de manhã lisonjeada, (02)
Púrpuras mil, com ambição dourada, (03)
Airosa rompe, arrasta presumida. (04)

É planta, que de abril favorecida, (05)
Por mares de soberba desatada, (06)
Florida galeota empavesada, (07)
Sulca ufana, navega destemida. (08)

É nau enfim, que em breve ligeireza, (09)
Com presunção de Fênix generosa, (10)
Galhardias apresta, alentos preza: (11)

Mas ser planta, ser rosa, ser nau vistosa (12)
De que importa, se aguarda sem defesa (13)
Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa? (14)






Ao Braço do Mesmo Menino Jesus Quando Apareceu

O todo sem a parte não é todo,
A parte sem o todo não é parte,
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga, que é parte, sendo todo.

Em todo o Sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte,
Em qualquer parte sempre fica o todo.

O braço de Jesus não seja parte,
Pois que feito Jesus em partes todo,
Assiste cada parte em sua parte.

Não se sabendo parte deste todo,
Um braço, que lhe acharam, sendo parte,
Nos disse as partes todas deste todo.



Resposta a uma freira, satirizando-a lhe atribuindo o nome de pica-flor 


"Se Pica-Flor me chamais,
Pica-Flor aceito ser,
Mas resta agora saber,
Se no nome que me dais,
Meteia a flor que guardais
No passarinho melhor!
Se me dais este favor,
Sendo só de mim o Pica,
E o mais vosso, claro fica,
Que fico então Pica-Flor."


O amor fino
Padre Antônio Vieira


Ora vede: Definindo S. Bernardo o amor fino, diz assim: Amor non quaerit causam, nec fructum: “O amor fino não busca causa nem fruto”. Se amo, porque me amam, tem o amor causa; se amo, para que me amem, tem fruto: o amor fino não há de ter por quê nem para quê. Se amo por que me amam, é obrigação, faço o que devo; se amo para que me amem, é negociação, busco o que desejo. Pois como há de amar o amor para ser fino? Amo, quia amo, como ut amem: amo, porque amo, e amo para amar. Quem ama porque o amam, é agradecido; quem ama, para que o amem, é interesseiro; quem ama, não porque o amam, nem para que o amem, esse só é fino.


    (Sermão do Mandato, In Sermões)


Sermão do bom ladrão

O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno; os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões de maior calibre e de mais alta esfera; os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento distingue muito bem São Basílio Magno. Não só são ladrões, diz o santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este titulo são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados; estes furtam e enforcam. 


O Barroco Mineiro


"O Barroco Mineiro nasceu mestiço como seus criadores, filtrando influências de várias partes de Portugal e do Brasil.  Muitas vezes seu esplendor se esconde no interior das pequenas igrejas de paredes de taipa, quadradas e brancas, revelando-se com impacto quando se abrem as portas. É o que acontece, por exemplo, na Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Sabará, ou na Capela do Padre Faria, em Vila Rica, e em várias outras construções da primeira metade do século XVIII".






À esquerda,  Baruc, e à  direita Isaías; dois dos doze profetas de Aleijadinho, localizados no adro do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, no município de Congonhas, Minas Gerais.


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