- A prosa moderna e urbana. Essa talvez seja a característica que mais aproxime as obras Contos de Aprendiz e A estrela sobe.
- Nesse universo os personagens se destacam por não apresentar virtudes ou características que os afastem de uma identificação do mundo do leitor.
- Assim a linguagem também segue o mesmo caminho. Não abre mão do requinte da linguagem erudita, mas também não teme as incursões no coloquial e na oralidade.
- No caso de Drummond isso não ocorre só na reprodução de diálogos. A oralidade encontra-se na própria fala do contista quando narra. É a oralidade de todo bom contador de histórias.
- O coloquialismo resuilta de vários processos expressivos como a gíria, os regionalismos, os estrangeiros – aportuguesados ou não – a mistura do popular e do erudito.
"Voando apanhou um táxi e mandou tocar para Ipanema, pois não acreditava muito em lituanas”.
- O que é lituana ?
Palavras ou expressões de gosto popular, quebra das normas gramaticais para reproduzir com fidelidade a lingua oral
“A companhia não se meta comigo, que eu racho ela”. “Deixa ela. Tanto faz”.
Mistura de pronomes:
“Não estou te conhecendo. Por que você diz isso?”
Próclise no início do perído:
“Me dá minha flor, você não precisa dela”. “Me deixa chamar você de Samuel”.
O pronome oblíquo, solto, entre verbo auxiliar e principal:
"Os vereadores vinham se aproximando." "A Baronesa ... tinha se finado."
O verbo custar ( = ser custoso, ser dificil) sem sujeito oracional:
" ... Aquela noite ela custou a dormir". "Renato custou a acordar."
A aférese com o verbo estar:
"Mas eu quero ser humilhado, tá ouvindo?" "Tá com dedo machucado e dodói na barriga“.
O uso de pra:
"Pra que foi mexer?" "É pra seu bem ... “
O verbo Ter por haver:
"Amanhã não tem aula" "Tem dois anos que eu não sei o que é cadeira".
Palavras ou expressões de sabor popular:
"A gente pode andar um mocadinho".
" ... catucando-me o braço", " ... para aguentar o repuxo", “... come cadeia", "enjeriza logo contigo", " ... descer a lenha", "descrição muito chique"
Elementos Eruditos
Uso do pronome pessoal oblíquo com valor de possessivo:
" brincando com a corrente do relógio, que lhe pendia do ventre farto"
" num esforço que lhe fazia tremer a barba".
" alguém mordera sua esposa e lhe secionara um dedo"
A próclise pela presença de palavra considerada atrativa:
"Isto não quer dizer que nos detestássemos". "Mas Tito não se conformava".
c) um caso de apossínclise:
“... um limite que se não deve ultrapassar".
Uso solene da segunda pessoa do plural:
..... era um calor humano, já sabeis de quem".
"Desculpai-me, se não a consideraís sequer uma conversa".
Um exemplo de lembrar na terceira do singular:
"Já não me lembra mais o que me disse do bairro até o centro".
O verbo haver com sentido de existir:
"Há um orgulho de família, de pessoa ... "
"Já não havia Ninguém".
Verbo de movimentação com a preposição a:
"Fomos à confeitaria".
Como quatro das cinco obras são do Gênero Épico, ou seja, são narrativas é importante prestar atenção ao desenvolvimento e classificação de seus narradores.
Atenção para estes casos:
- O narrador de A estrela sobe e do conto “O presépio” não consegue permanecer distanciado de seus personagens. Mesmo afastando-se a atitude do mesmo não dispensa a ternura para com sua personagem. É marcado pelo discurso indireto livre. Não enfoca demais personagens sem que o leitor sinta a presença de sua protagonista.
- O narrador em primeira pessoa de A carteira de meu tio e de alguns contos de Drummond.
Outros pontos interessantes:
- A estrutura dos textos
- O épico que é cômico, os contos que parecem crônicas, romance romântico com críticas sociais etc...
- Aproximações de enredo e personagens das diferentes obras.
- Leniza e Dasdores, os sobrinhos e os tios, as críticas sociais etc...
- A intertextualidade e o diálogo com a tradição clássica
- A metalinguagem
- O confronto ou conciliação entre o passado e o presente, o antigo e o novo
- Elementos da lírica
- Metrificação
- Rimas
- A estrutura do soneto
- O ritmo
- Figuras de linguagem e afins
- Metáfora e Alegoria
- Antítese e Paradoxo
- Aliteração e Assonância
- A relação das obras com sua escola literária:
- O Desertor e o Arcadismo
- A carteira de meu tio e o Romantismo
- A estrela sobe e Contos de Aprendiz com o Modernismo
- E O homem e sua hora com o modernismo e as escolas anteriores (Clássica, Simbolista etc)
Eu acredito em seus sonhos!
Boa prova e até a festa dos aprovados!
CARA VC SALVOU A MINHA VIDA!!! SUA ANÁLISE SOBRE AS OBRAS CLAREOU MINHA VISAO SOBRE O QUE EU JÁ HAVIA LIDO NOS LIVROS... MUITO OBRIGADA
ResponderExcluirAdriano, a prova foi muito tranquila. A primeira questão foi de português (dizer o que causava ambiguidade em dois textos simples). A segunda, de literatura (apresentaram o poema de Drummond - no qual ele fala de Itabira - e um trecho do conto "morre e nasce um escritor", pediam pra relacionar como a personalidade dos narradores era influenciada por suas cidades). A última apresentava um trecho de A estrela sobe, quando Porto corrige Nair pela colocação de "pago" ao invés de "paga" em um trecho da música, a questão pedia para explicar o porque da correção e o pq da utilização de Nair. E caiu uma questão sobre linguagem.
ResponderExcluirAbraços,
Se eu tivesse visitado sua página antes, iria ter me preparado muito bem para as duas perguntinhas de literatura. Uma pena que não lembrei o que caracterizava o soneto, mas pelo menos consegui fazer a outra pergunta. Graças às suas análises. Valeu demais!
ResponderExcluirps: não quer fazer um blog resumão de história, não? auehauehuaheae
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