sábado, 22 de janeiro de 2011

Superrevisão de pontos importantes para a prova - UFMG/2011

Sentes insegurança em relação ao que te aguarda? Tens medo do que há por vir? Estás preparado para o que o futuro te reserva? Tens certeza? Não deixes de conferir as previsões do Pai Adriano e saiba o que pode estar vindo em teu caminho.






  • A prosa moderna e urbana. Essa talvez seja a característica que mais aproxime as obras Contos de Aprendiz e A estrela sobe.
  • Nesse universo os personagens se destacam por não apresentar virtudes ou características que os afastem de uma identificação do mundo do leitor.
  • Assim a linguagem também segue o mesmo caminho. Não abre mão do requinte da linguagem erudita, mas também não teme as incursões no coloquial e na oralidade.
  • No caso de Drummond isso não ocorre só na reprodução de diálogos. A oralidade encontra-se na própria fala do contista quando narra. É a oralidade de todo bom contador de histórias.
  • O coloquialismo resuilta de vários processos expressivos como a gíria, os regionalismos, os estrangeiros – aportuguesados ou não – a mistura do popular e do erudito.

"Voando apanhou um táxi e mandou tocar para Ipanema, pois não acreditava muito em lituanas”.
  • O que é lituana ?
Gíria para amante, mulher da vida, prostituta... Aqui em BH conhecidas como francesas ou polacas na década de 20 e 30

Palavras ou expressões de gosto popular, quebra das normas gramaticais para reproduzir com fidelidade a lingua oral

Uso do pronome reto como objeto direto:
“A companhia não se meta comigo, que eu racho ela”. “Deixa ela. Tanto faz”.

Mistura de pronomes:
“Não estou te conhecendo. Por que você diz isso?”

Próclise no início do perído:
Me dá minha flor, você não precisa dela”. “Me deixa chamar você de Samuel”.

O pronome oblíquo, solto, entre verbo auxiliar e principal:
"Os vereadores vinham se aproximando." "A Baronesa ... tinha se finado."

O verbo custar ( = ser custoso, ser dificil) sem sujeito oracional:
" ... Aquela noite ela custou a dormir". "Renato custou a acordar."


A aférese com o verbo estar:
"Mas eu quero ser humilhado, ouvindo?" " com dedo machucado e dodói na barriga“.

O uso de pra:
"Pra que foi mexer?" "É pra seu bem ... “

O verbo Ter por haver:
"Amanhã não tem aula" "Tem dois anos que eu não sei o que é cadeira".

Palavras ou expressões de sabor popular: 

"A gente pode andar um mocadinho".
" ... catucando-me o braço", " ... para aguentar o repuxo", “... come cadeia", "enjeriza logo contigo", " ... descer a lenha", "descrição muito chique"


Elementos Eruditos


Uso do pronome pessoal oblíquo com valor de possessivo: 
" brincando com a corrente do relógio, que lhe pendia do ventre farto"
" num esforço que lhe fazia tremer a barba".

" alguém mordera sua esposa e lhe secionara um dedo"

 A próclise pela presença de palavra considerada atrativa: 
"Isto não quer dizer que nos detestássemos". "Mas Tito não se conformava".

c) um caso de apossínclise:
“... um limite que se não deve ultrapassar".

Uso solene da segunda pessoa do plural: 
..... era um calor humano, já sabeis de quem".
"Desculpai-me, se não a consideraís sequer uma conversa".

 Um exemplo de lembrar na terceira do singular: 
"Já não me lembra mais o que me disse do bairro até o centro".

O verbo haver com sentido de existir: 
"Há um orgulho de família, de pessoa ... "
"Já não havia Ninguém".

Verbo de movimentação com a preposição a: 
"Fomos à confeitaria".


Os narradores

Como quatro das cinco obras são do Gênero Épico, ou seja, são narrativas é importante prestar atenção ao desenvolvimento e classificação de seus narradores.


Atenção para estes casos:


  • O narrador de A estrela sobe e do conto “O presépio” não consegue permanecer distanciado de seus personagens. Mesmo afastando-se a atitude do mesmo não dispensa a ternura para com sua personagem. É marcado pelo discurso indireto livre. Não enfoca demais personagens sem que o leitor sinta a presença de sua protagonista.
  • O narrador em primeira pessoa de A carteira de meu tio e de alguns contos de Drummond.
Outros pontos interessantes:
  • A estrutura dos textos
    • O épico que é cômico, os contos que parecem crônicas, romance romântico com críticas sociais etc...
  • Aproximações de enredo e personagens das diferentes obras.
    • Leniza e Dasdores, os sobrinhos e os tios, as críticas sociais etc...
  • A intertextualidade e o diálogo com a tradição clássica
  • A metalinguagem
  • O confronto ou conciliação entre o passado e o presente, o antigo e o novo
  • Elementos da lírica
    • Metrificação
    • Rimas
    • A estrutura do soneto
    • O ritmo
  • Figuras de linguagem e afins
    • Metáfora e Alegoria
    • Antítese e Paradoxo
    • Aliteração e Assonância
  • A relação das obras com sua escola literária:
    • O Desertor e o Arcadismo
    • A carteira de meu tio e o Romantismo
    • A estrela sobe e Contos de Aprendiz com o Modernismo
    • E O homem e sua hora com o modernismo e as escolas anteriores (Clássica, Simbolista etc)


Eu acredito em seus sonhos!


Boa prova e até a festa dos aprovados!

4 comentários:

  1. CARA VC SALVOU A MINHA VIDA!!! SUA ANÁLISE SOBRE AS OBRAS CLAREOU MINHA VISAO SOBRE O QUE EU JÁ HAVIA LIDO NOS LIVROS... MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  2. Adriano, a prova foi muito tranquila. A primeira questão foi de português (dizer o que causava ambiguidade em dois textos simples). A segunda, de literatura (apresentaram o poema de Drummond - no qual ele fala de Itabira - e um trecho do conto "morre e nasce um escritor", pediam pra relacionar como a personalidade dos narradores era influenciada por suas cidades). A última apresentava um trecho de A estrela sobe, quando Porto corrige Nair pela colocação de "pago" ao invés de "paga" em um trecho da música, a questão pedia para explicar o porque da correção e o pq da utilização de Nair. E caiu uma questão sobre linguagem.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Se eu tivesse visitado sua página antes, iria ter me preparado muito bem para as duas perguntinhas de literatura. Uma pena que não lembrei o que caracterizava o soneto, mas pelo menos consegui fazer a outra pergunta. Graças às suas análises. Valeu demais!

    ResponderExcluir
  4. ps: não quer fazer um blog resumão de história, não? auehauehuaheae

    ResponderExcluir