quinta-feira, 30 de junho de 2011

Gêneros Literários



Épico ou Narrativo


  • Presença de um narrador que pode ser em primeira ou terceira pessoa; objetivo ou onisciente.
  • Presença de personagens que podem ser planos x esféricos; principal x secundário; protagonista x antagonista; ou caricatural.
  • Apresenta espaço geográfico, psicológico, mítico ou sócio cultural;
  • Apresenta tempo cronológico, psicológico, mítico ou histórico
  • Apresenta enredo

O menor conto do mundo

Era uma vez um rapaz que pediu a uma linda garota:
- Você quer se casar comigo?
Ela respondeu:
- NÃO!
E o rapaz viveu feliz para sempre, foi pescar, jogou futebol, conheceu muitas outras garotas, visitou muitos lugares, sempre estava sorrindo e de bom humor, nunca lhe faltava grana, bebia cerveja com os amigos sempre que estava com vontade e ninguém mandava nele.

A moça teve celulite, varizes os peitos caíram e ficou sozinha.
FIM.


Gênero Lírico

  • Presença de um eu lírico
  • Subjetividade
  • Sentimentalismo
  • Musicalidade
  • Atemporalidade
  • Visão particular do mundo


  • A palavra lírico vem do latim, que significa lira; instrumento musical usado para acompanhar as canções dos poetas da Grécia antiga, e retomado na Idade Média pelos trovadores.
  • Pode-se dizer que o gênero lírico é a expressão do sentimento pessoal. "É a maneira como a alma, com seus juízos subjetivos, alegrias e admirações, dores e sensações, toma consciência de si mesma no âmago deste conteúdo" (Hegel).

Mãos Dadas


Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considere a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.
não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.
não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.

Carlos Drummond de Andrade


  • De fato, o poeta lírico é o indivíduo isolado que interessa-se somente pelos estados da alma. É aquele que preocupa-se demasiadamente com as próprias sensações voltado para si. O universo exterior só é considerado quando existe uma identificação, ou é passível de ser interiorizado pelo poeta.






    O que é poesia?



  • Poesia é a forma de expressão lingüística destinada a evocar sensações, impressões e emoções por meio da união de sons, ritmos e harmonias. 
  • Poema é o "objeto" poético, o texto onde a poesia se realiza, é uma forma, como o soneto que tem dois quartetos e dois tercetos.
  • Verso é um conjunto de palavras que formam uma unidade sonora significante. É uma linha do poema.

Eu canto porque o instante existe

  • A estrofe é o agrupamento, o conjunto de versos dentro de um poema. 
Eu canto porque o instante existe
E minha vida está completa
Não sou alegre, nem sou triste
Sou poeta.


Apanhador de desperdício

Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas.
dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que as dos mísseis.
Tenho em mim esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor os meus silêncios.


Manoel de Barros



Soneto da Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


Vinicius de Moraes



A métrica poética

  • A quantidade de sílabas de cada verso contribui para o ritmo. A métrica é a medida do verso, que corresponde a seu número de sílabas. 

De acordo com as regras gramaticais, a divisão silábica deste verso ficaria assim:
  1      2       3     4       5      6    7       8     9   10   11   12
Eu / can / to / por / que / o / ins / tan / te / e / xis / te

Porém a métrica ou o número de sílabas poéticas de um verso se mede assim:

 1        2     3      4             5             6       7        8
Eu / can / to / por / que  o  ins / tan / te  e / xis / te
                                     Elisão             Crase






REGRAS PARA ESCANSÃO 
[DIVISÃO MÉTRICA]


  1. Dividir as sílabas de acordo com o som que se produz  ao declamar o verso;
  2. Contar  as  sílabas  até  a  sílaba  tônica  da  última  palavra  do  verso;
  3. Juntar na mesma sílaba as vogais átonas que estiverem próximas e sejam faladas na mesma sílaba [vogais iguais: crase; vogais diferentes: elisão];
Preserva-se os hiatos e não se junta vogal tônica no final de uma palavra com vogal inicial de outra.


A lista geral de designações é a seguinte:

  • Monossílabo : 1 sílaba 
  • Dissílabo : 2 sílabas 
  • Trissílabo : 3 sílabas 
  • Tetrassílabo: 4 sílabas 
  • Pentassílabo ou Redondilha Menor: 5 sílabas 
  • Hexassílabo ou Heróico Quebrado: 6 sílabas 
  • Heptassílabo ou Redondilha Maior: 7 sílabas 
  • Octossílabo: 8 sílabas 
  • Eneassílabo: 9 sílabas 
  • Decassílabo: 10 sílabas 
  • Hendecassílabo: 11 sílabas 
  • Dodecassílabo ou Alexandrino: 12 sílabas poéticas. 
  • Bárbaro: 13 ou mais sílabas poéticas.


Nes / ta / ca / sa / tão / sin / ge / la
On / de / mo / ra um / le / nha / dor
É  a / mu / lher / que / man / da / ne / le
Po / rém / nos / dois / man / da  o  a / mor .

Os versos são heptassílabos ou redondilhas maiores. As últimas sílabas (em verde) não são contados.


O capoeira (Oswald de Andrade)

— Qué a / pa / nhá / sor / da / do?
— O / quê?
— Qué a / pa / nhá?
Per / nas / e / ca / be / ças / na / cal / ça / da. 

Os versos são livres. Sem métrica fixa.



Rima é uma homofonia externa, constante da repetição da última vogal tônica do verso e dos fonemas que eventualmente a seguem.
 A rima pode ser classificada segundo sua Posição no Verso, sua Posição na Estrofe, a sua Sonoridade, a Tonicidade e ainda o seu Valor.

  • Rima externa - Quando a rima aparece ao final do verso. É o tipo mais comum de rima.

De repente do riso fez-se o pranto  (A)
Silencioso e branco como a bruma  (B)
E das bocas unidas fez-se a espuma (B)
E das mãos espalmadas fez-se o espanto. (A) 

  • Rimas internas - Quando rimam palavras que estão no fim do verso e no interior do verso seguinte:
Salve Bandeira do Brasil querida
Toda tecida de esperança e luz
Pálio sagrado sobre o qual palpita
A alma bendita do país da Cruz



  • Cruzada ou alternada: O primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo com o quarto (A-B A-B).


Minha desgraça não é ser poeta, (A)
Nem na terra de amor não ter um eco, (B) 
E meu anjo de Deus, o meu planeta (A)
Tratar-me como trata-se um boneco (B)

  • Interpolada ou intercalada: Frequentemente usada em sonetos, o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo com o terceiro (A-B B-A).
De repente do riso fez-se o pranto  (A)
Silencioso e branco como a bruma  (B)
E das bocas unidas fez-se a espuma (B)
E das mãos espalmadas fez-se o espanto. (A)

  • Rimas emparelhada: O primeiro verso rima com o segundo, e o terceiro com o quarto (A-A B-B).
Aos que me dão lugar no bonde  (A)
e que conheço não sei de onde,  (A)
aos que me dizem terno adeus    (B)
sem que lhes saiba os nomes seus (B)

  • Rimas pobres: Quando a rima acontece entre palavras da mesma classe gramatical.
Exemplo: Falar/amar, o calor/o sabor, bonito/bendito. 
  • Rimas ricas: Quando a rima acontece entre palavras de classes gramaticais diferentes. 

Exemplo: Cantando/bando, mar/navegar e vagos e lagos e quer tem (adjetivo e substantivo)



Os poemas de formas fixas:

  • Soneto: poema formado por dois quartetos e dois tercetos, geralmente composto por versos decassílabos e de conteúdo lírico; 
  • Balada: poema formado por três oitavas e uma quadra; 
  • Rondel: poema formado por duas quadras e uma quintilha; 
  • Rondó: poema com estrofação uniforme de quadras; 
  • Elegia: poema com temática triste ou mórbida;


Gênero Dramático

  • Não apresenta narrador, quanto muito um elemento do coro faz a interlocução com o público e este se chama Corifeu
  • Predominância de diálogos, ou seja, do discurso direto 
  • O textos entre chaves ou parenteses ou em itálico recebem o nome de rubrica e são informações para composição da peça.

Poema Tirado de uma Notícia de Jornal

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. 
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.







4 comentários:

  1. Parabéns ficou ótimo me ajudou bastante. :*

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, parabéns, gostaria muito de ter um professor desses na minha escola.

    Aposto que ele é atencioso e preocupado com a turma!

    ResponderExcluir