sexta-feira, 10 de maio de 2013

Aula ENEM - Região Nordeste - Parte 1

Teremos nesta aula o início de alguns estudos sobre a região nordeste do Brasil. Estudaremos a diversidade cultural e os vários aspectos que a compõe. 



Diversidade Cultural

“Diversificar é preciso”: a diversidade cultural é, em um certo sentido, o próprio reflexo da necessidade abrangente da múltipla diversidade de vidas na Natureza, a fim de que essa possa como um todo renovar-se e sobreviver. A cultura é a “natureza” do homem. A diversidade cultural pode ser vista, por conseguinte, como a nossa “biodiversidade” -- aquela que deveríamos preservar, se não quisermos estiolar em um mundo globalizado que seria desprovido dos conteúdos, valores, símbolos e identidades que nos dizem intimamente respeito. 


(Antonio A. Dayrell de Lima - Embaixador do Brasil junto à UNESCO )




  Diversidade Cultural Brasileira

A cultura de qualquer povo corre o risco de perda de sua identidade por vários fatores que podemos reduzi-los à expressão "Globalização". A mídia (visual, escrita ou audiofônica) faz com que choques culturais aconteçam, que características culturais de um determinado grupo seja absorvida por outro em qualquer parte do mundo. Isso é liberdade e é democracia. Porém muitos elementos culturais de certos povos vêm desaparecendo diante da desproporcional concorrência da informação de fácil acesso. Cultura é transmitida de pais para filhos, mas a modernidade acabou com tel laço, o que dizer entre avós e netos. 

A identidade cultural brasileira é oriunda das influências étnicas dos povos que formaram a sociedade brasileira (índios, europeus e africanos). Assim associada à nossa geografia diferenciada, essa heterogeneidade cultural é a base de nossa herança cultural e contribui na construção de nossa identidade.

Estudar as artes, e a literatura é apenas uma delas, é buscar compreender as interpretações sobre nossa terra, nossa cultura, nossa história; enfim, como diz a filosofia: conhece-te a ti mesmo.
Assim, começaremos nossa viagem cultural pelo marco inicial da literatura no Brasil: A Carta, de Pero Vaz de Caminha. A chegada do europeu em terras brasileiras se faz pelo Nordeste e é por onde começa nosso estudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário